terça-feira, 9 de junho de 2015

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO


A televisão, a criança, a escola e o lar tem sido tema muito debatido e objeto de grande polêmica. São necessárias várias reflexões e muita pesquisa. É nesse contexto que se insere a questão de como a criança pensa a TV. Como ela encara os eventos do dia-a-dia e os heróis e vilões que desfilam diariamente pela tela mágica da televisão. Também se faz necessário pensar em como a escola tem reagido às linguagens e aos conteúdos veiculados pela TV. Será que a escola tem explorado a TV como se fosse uma escola paralela, que compete tão deslealmente, mas de modo tão fascinante?
Os professores reconhecem a TV, como um meio onipresente que influência diversos âmbitos da vida social das pessoas. Seria impossível a escola, ou os pais das crianças ignorarem os robôs que falam, as naves espaciais que a todos fascinam, a capacidade de voar e de se transformar, de transformas coisas, a magia, o poder e o terror trazido pelos monstros e vampiros; as lutas do bem contra o mal nos desenhos animados, a violência mostrada nos noticiários. É preciso estudar a TV e estudar profundamente.
Os pais e educadores, não devem se esquecer que, apesar das transformações pelas quais passa a família, esta continua sendo a primeira fonte de influência comportamental, emocional e ética na criança. A família precisa aproveitar a grande influência da mídia na criança de maneira correta, levando-a a assistir programas bons, ou evitando os horários ruins, ou ainda levando a criança para longe da TV e para perto de outra atividade.

Diante da realidade do mundo atual a educação para a mídia no século XXI continua tendo um alto grau de incerteza, mesmo fazendo parte dos planos educacionais, e ainda enfrenta muitos desafios em mundo marcado pela destruição das fronteiras territoriais e pela globalização, não apenas da economia, mas também da cultura. Os avanços tecnológicos pelos quais passa a televisão e principalmente a informática converteram o passado no hoje e o futuro no presente.

http://pedagogalilianejfreitas.spaceblog.com.br/936570/A-influencia-da-midia-na-educacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário